NOTÍCIAS /

Star Wars: descobrimos porque Obi-Wan escolheu Ben Kenobi como apelido

Finalmente, a pergunta que importa!

Apresentado por: Syfy Portugal


Obi-Wan Kenobi apareceu pela primeira vez em ‘A Guerra nas Estrelas’ em A New Hope e foi apresentado como Ben Kenobi. Mas existirá alguma razão por trás desse apelido? Sim e nós explicamos porquê.

Lembras-te de que, na primeira trilogia, Ben Kenobi surgiu como um eremita que viveu em Tatooine e que, depois de conhecer um Luke muito jovem, ele revelou-se como Obi-Wan Kenobi, um ex-cavaleiro Jedi e ex-mestre de Darth Vader. Esta personagem apareceu apenas por um curto período de tempo na trilogia original, depois de ser morto por Vader em Death Star, guiando, contudo, o jovem Skywalker nos dois filmes seguintes: O Império Contra-Ataca e O Retorno do Jedi.

Quando as prequelas chegaram, a história de Obi-Wan expandiu-se significativamente. Na verdade, ele era um dos grandes protagonistas e nós tivemos a oportunidade de o ver crescer como um Jedi. Ao mesmo tempo, e por outro lado, vimos a passagem de Anakin Skywalker para o Lado Negro, para acabar por tornar-se no Senhor Sith que todos amamos.

De qualquer forma, não nos desviemos do que importa. Porquê Ben?! Para obter a resposta, tens de deixar os filmes de lado e remexer no material canónico da franquia, especificamente em ‘The Clone Wars’. Esta série narrou os eventos entre ‘Ataque dos Clones’ e ‘A Vingança dos Sith’ e Obi-Wan foi o protagonista. Nesses eventos, os Jedi fingiram a sua morte como parte de um plano para impedir que Moralo Eval sequestrasse Palpatine.

Durante a operação, ele escolheu o apelido "Ben" e, após o nascimento do Império, a morte de Padme e depois de levar o bebé Luke para Tatooine no papel do seu tio, ele optou por continuar a usar o mesmo apelido, para que as forças de Vader e do Imperador não o fizessem.

Quanto ao porquê de "Ben" e não outro nome, muitos fãs acreditam que tal dever-se por ser foneticamente semelhante a Obi-Wan, mas em ‘Star Wars Legends’ encontramos uma razão mais pessoal. O romance Kenobi explica como os Jedi receberam esse nome porque este foi chamado pela duquesa Satine Kryze, por quem se apaixonou quando foi designado para protegê-la, ao lado do seu professor Qui-Gon Jinn.

Infelizmente, Legends já não é, atualmente, uma “lei” no mundo de Star Wars e a Disney nunca pode dar a esse apelido uma origem canónica. No entanto, como fã, podes decidir se é porque soa semelhante ao seu nome original ou se é devido a uma história de amor.

Qual das opções escolhes? Conta-nos nos comentários.


Etiquetas: Syfy   star wars   Obi-Wan Kenobi   A Guerra nas Estrelas   TV   Programação   Cinema   A New Hope   Ben Kenobi   Jedi   Darth Vader   Death Star   Anakin Skywalker   Sith   The Clone Wars   Moralo Eval   Palpatine   Padme   Tatooine   Star Wars Legends   Satine Kryze   Qui-Gon Jinn   Disney  


Comentários