NOTÍCIAS /
Afinal, qual é a história de Jon Snow?
A filiação do nosso bastardo favorito parece ser muito mais importante do que esperávamos.
Apresentado por: Beatriz Rodrigues
Um dos maiores enigmas de 'A Guerra dos Tronos' esteve mesmo mesmo à beira de ser revelado (só ficou uma peça no ar, que garantiu a continuação do mistério) no grande final da temporada, 'Os Ventos do Inverno', que emitimos, em exclusivo no teu Syfy, na passada segunda-feira, dia 27. com apenas um cochicho que garantiu o mistério - no último episódio da sexta temporada, intitulado “Os Ventos do Inverno”.
Ainda estás abananado? Pois, vamos recapitular! Como todos já suspeitavam há anos, Jon Snow não é um bastardo de Ned Stark, mas sim filho da sua irmã mais nova Lyanna Stark com, ao que tudo indica, o príncipe Rhaegar Targaryen. Confusos? Vamos lá com calma. A origem de Jon pode ser muito mais importante do que apenas uma curiosidade e dá até uma nova leitura ao título da saga literária de George R. R. Martin “As Crónicas de Gelo e Fogo”, na qual a série é baseada.
Neste derradeiro episódio, Bran retorma o flashback da Torre da Alegria, onde Ned encontra Lyanna a morrer numa cama cheia de sangue. É nesse momento que ela lhe pede que prometa proteger o bebé, de Robert Baratheon, pois obviamente, ele o mataria se fosse um Targaryen, que posteriormente viria a reinvidicar o Trono de Ferro. Apesar de não ter sido abertamente declarado, o recém-nascido em questão era Jon Snow - houve, inclusive, uma sobreposição de imagens da criança com Jon, que reforçou sem afirmar o fato.
A versão que todos conhecem é que Rhaegar raptou Lyanna e que este foi assassinado em batalha com Robert Baratheon, que iria se casar com a irmã de Ned. Mas a teoria “R+L=J”, criada pelos fãs, sugere que o príncipe e a donzela fugiram juntos por amor e que foi aí que esta engravidou de Jon. A paternidade do bastardo não foi confirmada, mas os fãs estão certos de que nas veias de Jon corre o sangue Targaryen - ainda que ilegítimo, pois Rhaegar era casado - e Stark, o que lhe permite reivindicar o Trono de Ferro, por ser neto de Aerys Targaryen, o Rei Louco.
Outra teoria, ainda mais intricada, sugere que Jon Snow seja a reencarnação do Azor Ahai, um guerreiro que viveu milénios antes da história abordada em GOT. Uma profecia dos livros, afirma que o herói retornará e que será capaz de despertar dragões. A casa Targaryen é, normalmente, simbolizada pelo fogo e mantém uma incrível relação com os dragões. O 'mas' dessa profecia é que Daenerys Targaryen possui três dragões e que os despertou num ritual envolvendo um sacrifício na primeira temporada, ou seja, ela “desperta” dragões como ninguém.
E, por fim, há a implicação de que Jon é a aliança entre o gelo (Stark) e o fogo (Targaryen) e que o título da saga literária é “As Crónicas de Gelo e Fogo”. Por isso, apontar um protagonista nesta trama seja muito difícil, visto que os outros candidatos ao posto, como Ned Stark e Robb Stark, foram assassinados sem misericórdia em temporadas passadas, mas existe a forte possibilidade de que GOT seja, na verdade, a história de Jon Snow. Além disso, e se pensarmos bem, Jon também foi morto, mas o único a ressuscitar.
E tu, que teorias tens?
Etiquetas: AGDT GoT AGT Game of Thrones Season 6 Final Fotos Syfy Portugal Jon Snow A Guerra dos Tronos