NOTÍCIAS /
Uma zona secreta no túmulo de King Tut? Sim, é possível!
Há drama e mistério a pairar sobre o Egipto nos dias que correm.
Apresentado por: Trent Moore
Um dos mais famosos túmulos da história – sim, estamos a falar do King Tut – pode ter ainda mistérios por revelar.
Uma investigação recente, feita com intuito de descobrir se é possível que existam mais câmaras secretas, obteve resultados curiosos. O estudo indica que o malfadado túmulo pode ter uma ou mais zonas secretas, que nunca foram exploradas na história recente.
Tal como avança o Discovery, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Cairo e a organização parisiense Heritage, Innovation and Preservation juntaram forças e utilizaram tecnologia infravermelha para gravar as temperaturas das paredes escondidas por trás do túmulo. Levantou-se, assim, a hipótese de que a temperatura da parede será diferente se existir um quarto escondido por trás da parede.
Aparentemente, uma porção da parede norte do túmulo tem, DE FACTO, uma temperatura diferente de todas as zonas à sua volta. O estudo seguiu algumas reivindicações feitas pelo egiptologista britânico Nicholas Reeves, que acredita que certos vestígios à volta do túmulo apontam para duas câmaras localizadas nas paredes da zona norte e oeste. O cientista afirma, igualmente, que alguns hieróglifos foram mal interpretados.
Entãaaaao, o que poderá estar por trás da câmara secreta (se é que esta existe)? Há quem acredite que poderá tratar-se da múmia de Nefertiti, a esposa do pai de Tut. A teoria é de que o túmulo de Tut não estaria pronto à data em que este faleceu, com 19 anos, por isso o mesmo terá sido reformulado, posteriormente, uma vez que o próprio não teve tempo para o terminar antes da sua morte. Vale a pena mencionar que outros investigadores pensam já ter encontrado Nefertiti num outro túmulo. Logo, sim — há drama e mistério a pairar sobre o Egipto nos dias que correm.
Os investigadores planeiam continuar a pesquisar e a explorar este potencial achado, assim que esperamos por mais notícias em breve.

(Via Discovery)
Etiquetas: Nefertiti História Syfy Túmulo King Tut Egipto Nicholas Reeves Heritage Innovation and Preservation