NOTÍCIAS /

Tim Burton está de parabéns!

O realizador completa 61 anos já este domingo, dia 25 de agosto. Por isso mesmo, é altura de descobrir mais sobre um dos génios do cinema fantástico!

Apresentado por: Syfy Portugal


Trata-se de um dos artistas mais talentosos da nossa era. Produtor, realizador, escritor, guionista e até mesmo ilustrador, Tim Burton tem um legado enorme no cinema fantástico e de animação. Toda a sua obra é detentora de uma impressão digital ímpar e facilmente identificável, pelos toques góticos, excentricos e, inclusive, obscuros. Aqui no teu SYFY, já pudeste ver várias películas deste realizador, que celebra 61 anos de idade já no próximo domingo, dia 25 de agosto. Por isso mesmo, decidimos abordar um pouco da vida do realizador. Toca a descobrir tudo abaixo!
 

  • Burton nasceu a 25 de agosto de 1958 em Burbank, na Califórnia. Sendo o mais velho dos 3 filhos de Bill Burton e de Jean Erickson, não era fã da escola. Consequentemente, durante a sua infância, Tim fugia da realidade do dia a dia, ao ler os sombrios livros de Edgar Allan Poe e a assistir a filmes de terror low-budget.
     
  • Tim Burton ganhou uma bolsa de estudos da Disney para frequentar o ensino superior no Instituto das Artes da Califórnia. Depois de 3 anos de curso, foi contratado pelos Walt Disney Studios enquanto aprendiz de animador.
     
  • Para o cineasta, 'Edward Scissorhands' é a melhor película da sua carreira. Neste filme, a localidade habitada pelo protagonista é uma reprodução da cidade natal de Tim.
     

via GIPHY
 

  • Ainda no mesmo filme, o cabelo desgrenhado da personagem de Edward, interpretada por Johnny Depp, foi inspirado na cabeleira de Robert Smith, vocalista dos The Cure
     

via GIPHY
 

  • Os atores Johnny Depp, Winona Rider, Helena Bonham Carter, Catherine O’Hara e Christopher Lee integram a grande maioria dos filmes de Burton. Quando não aparecem on-screen, é habitual darem vozes a personagens. 
     
  • Conhecidos por serem um dos casais mais excêntricos de Hollywood, Tim Burton e Helena Bonham Carter foram casados durante 13 anos. Porém, a sua separação foi anunciada em 2014. O ex-casal conheceu-se em 2001, durante as filmangens de 'O Planeta dos Macacos'. Foi precisamente aí que a atriz se tornou na musa do cineasta.
     
  • Os pobres seres humanos que eram mortos pelos marcianos em 'Marte Ataca!', lançado em 1996, tornavam-se sempre em esqueletos verdes ou vermelhos. Mas sabes porquê? Acredites ou não, Burton escolheu estas cores por se tratarem de tons natalícios, uma vez que o filme estrearia em dezembro!
     
  • Tim Burton fez um filme biográfico sobre um realizador que é considerado o pior de todos os tempos: Ed Wood. O longa-duração custou mais do que todos os filmes juntos feito pelo próprio Edward Wood.
     
  • Para conseguir realizar 'Sweeney Todd', em 2007, Tim Burton teve muito trabalho para convencer Stephen Sondheim, o compositor da peça original, que ficou quase 25 anos em exibição na Broadway. Sondheim é famoso por ser muito protetor com as suas obras e só aceitou partilhar o guião com Burton se pudesse dar a palavra final na escolha do elenco do filme.
     

via GIPHY
 

  • 'A Ilha do Doutor Agor', lançado em 1971, tratou-se da primeira curta-metragem escrita e dirigida por Burton, aos 13 anos de idade.
     
  • Em 1985, Tim realizou 'As Grandes Aventuras de Pee-Wee', naquela que foi a sua primeira longa-metragem.

     

  • Marion Cotillard já era conhecida no cinema francês, mas estreou-se em Hollywood pelas mãos de Tim Burton, ao interpretar a mulher de Billy Crudup em 'Big Fish', de 2003. Cotillard ficou tão ansiosa para conseguir o papel que dormiu com o guião do filme por baixo da almofada durante um mês, até receber o “sim” e ser escolhida pelo realizador.
     
  • Os Oompa-loompas, pigmeus que aparecem para cantar as músicas psicadélicas de 'Charlie e a Fábrica de Chocolate', eram todos interpretados por Deep Roy: cada um deles representa uma performance diferente o que ator teve de fazer.
     
  • Para o filme 'Charlie e a Fábrica de Chocolate', a Nestlé cedeu 1850 barras de chocolate. Igualmente, utras 110.000 barras de plástico foram feitas e embrulhadas com papéis da marca.
     

via GIPHY
 

  • O cineasta já teve como objetivo realizar um filme da saga 'Superman', com o ator Nicolas Cage enquanto protagonista. No entanto, tal projeto acabou por não se realizar.
     
  • Quando foi convidado pela primeira vez para protagonizar a mítica personagem do Joker do 'Batman', Jack Nicholson recusou. A segunda opção era Robin Williams, que aceitou, prontamente, o convite. Contudo, a equipa decidiu chantagear Nicholson, afirmando que se ele não aceitasse a oferta, seria Williams que ficaria com o papel. Com isto tudo, Jack mudou de ideias em dois segundos!

     

  • Em 'A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça', a cidade fictícia de Sleepy Hollow foi inteiramente construída para o filme, em apenas três meses. Durante as filmagens (a película foi lançada em 1999), bateu recorde como o maior set alguma vez construído em Inglaterra.
     
  • 'Nightmare Before Christmas' é uma das obras mais icónicas de Burton. Para a sua produção, participaram cerca de 100 pessoas.Uma pequena parte desta história de animação já havia sido escrita por Tim Burton, durante o seu percurso de animador da Disney, na década de 1980.
     

via GIPHY
 

  • 'Frankenweenie' tem muitas referências de filmes de terror antigos, pelos quais Tim Burton era apaixonado desde criança. Alusões a 'Nosferatu', 'Frankenstein' e 'Os Pássaros' de Hitchcock podem ser notadas pelos amantes do género da sétima arte.
     

via GIPHY
 

  • Igualmente em 'Frankenweenie', A Menina-Estranha, personagem principal da animação, foi criada pelo realizador no seu livro 'The Melancholy Death of Oyster Boy & Other Stories', editado em 1997.

    Já sabias estas curiosidades sobre o realizador? Resta-nos dizer: PARABÉNS, TIM BURTON!


Etiquetas: Syfy   Portugal   TV   Programação   Cinema   Tim Burton   Bill Burton   Jean Erickson   Edgar Allan Poe   Walt Disney Studios   Disney   Edward Scissorhands   Johnny Depp   Robert Smith   The Cure   Winona Rider   Helena Bonham Carter   Catherine O’Hara   Christopher Lee   O Planeta dos Macacos   Marte Ataca   Ed Wood   Edward Wood   Broadway   Sweeney Todd   Stephen Sondheim   o compositor da peça original   que ficou quase 25 anos em exibição na Broadway. Sondheim As Grandes Aventuras de Pee-Wee   Big Fish   Marion Cotillard   Billy Crudup   Charlie e a Fábrica de Chocolate   Deep Roy   Nestlé   Superman   Nicolas Cage   Joker   Batman   Jack Nicholson   Robin Williams   A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça   Sleepy Hollow   Nightmare Before Christmas   Nosferatu   Frankenstein   The Birds   Os Pássaros   Hitchcock   Frankenweenie   The Melancholy Death of Oyster Boy & Other Stories  


Comentários