NOTÍCIAS /

Faleceu Stan Lee, o criador dos heróis da Marvel

O mundo da banda-desenhada nunca mais será o mesmo!

Apresentado por: Syfy Portugal


Foi ontem, 12 de novembro, em Los Angeles (EUA), que faleceu Stan Lee, quionista e editor da Marvel Comics. O artista tinha 95 anos e sofria de pneumonia e de problemas nos olhos.

Stanley Martin Lieber nasceu em 1922, em Nova Iorque e começou a trabalhar com o pseudónimo de Stan Lee em 1939, contratado por John Goodman, fundador da Timely Publications e primo da sua esposa, Joan. Lee tornou-se num dos nomes mais importantes da banda-desenhada norte-americana (e mundial, arriscamo-nos a dizer), ao criar super-heróis como o Homem-Aranha, Thor, Hulk, X-Men, Pantera Negra, Homem de Ferro, Doutor Estranho e Demolidor.

Guionista e editor da Marvel, Stan Lee foi um dos responsáveis por transformar a empresa na maior editora de BD do mundo a partir de 1961. Após a mudança do nome da editora, primeiramente para Atlas Comics e, posteriormente, para Marvel Comics, Lee revolucionou o mercado do mundo aos quadradinhos ao modernizar o género de heróis com criações para um público mais velho, como o lançamento de 'Quarteto Fantástico'.

Com dramas familiares e heroísmos que utilizavam elementos de ficção científica, as histórias ajudaram na proliferação da fama de personagens mais complexos e realistas da Marvel em relação à sua principal concorrente, a DC Comics. O mesmo aconteceu com 'Homem-Aranha' em 1962, um jovem adolescente que dividia as suas aventuras com problemas na faculdade com contas para pagar, alguém que viria a tornar-se num dos heróis mais populares da banda-desenhada mundial.

Em parceria com artistas como Jack Kirby e Steve Ditko, Lee ainda criou outros personagens icónicos, como Hulk, Thor, Homem de Ferro e Demolidor. Em 1963, tendo em mente o movimento pelos direitos civis de negros no Estados Unidos, lançou os X-Men, uma equipa de mutantes que era marginalizada e hostilizada pelos humanos.

Mas a TV como a conhecemos hoje, com produções ancoradas em grandes grupos de banda-desenhada, começou a ser revolucionada por Lee, que transformou os seus heróis em desenhos animados a partir de 1981, com o intuito de serem exibidos no pequeno ecrã. Quando a Marvel Comics e a Marvel Productions foram adquiridas pela New World Entertainment em 1986, os horizontes do ilustrador foram-se expandido ainda mais, tanto que Lee teve a oportunidade de se envolver mais profundamente na criação e no desenvolvimento de filmes e de séries (algumas delas que exibimos aqui no teu SYFY). Fazia, ainda, aparições constantes nas produções do estúdio.

Este mestre da BD foi, sem quaisquer dúvidas, revolucionário, precisamente por ter introduzido características humanas, falhas, defeitos e sentimentos nos super-heróis. Fica a lenda e, sem dúvida, a obra. Que descanse em Paz.
Espreita, abaixo, todos os cameos do ilustrador em filmes da Marvel


Etiquetas: Stan Lee   Marvel   DC Comics   Banda-Desenhada   BD   Syfy   Portugal   Morte   Faleceu   Spiderman   Homem Aranha   Daredevil   Demolidor   Hulk   X-Men   Ilustração   Timely Publications    Stanley Martin Lieber    Marvel Productions    New World Entertainment   Marvel Comics    Jack Kirby    Steve Ditko   Atlas Comics    Thor   Black Panther   Pantera Negra   Iron Man   Dr. Who   Homem de Ferro   Doutor Estranho   


Comentários