NOTÍCIAS /

Ridley Scott afirma que Star Wars foi responsável pela criação de Alien

Durante a apresentação do seu novo filme, o realizador revelou pormenores chocantes sobre as pérolas do cinema moderno.

Apresentado por: Nathalie Caron


A propósito da sua ida ao Festival Internacional de Cinema de Toronto (com o intuito de apresentar o seu mais recente filme, 'The Martian'), Ridley Scott sentou-se com o site  Deadline para uma extensa entrevista, recheada com fascinantes detalhes sobre a sua carreira.  

Mas quando estava a ler a peça, o que captou o meu interesse em particular foi uma afirmação do histórico realizador, que dizia mais ou menos isto: era uma vez um pequeno filme, centrado numa galáxia muito muito distante, que foi responsável por dar à luz a sua primeira obra-prima cinematográfica, 'Alien'. 

Isso mesmo! O realizador de 'The Blade Runner' afirmou que Star Wars foi mesmo seminal para a sua mente criativa, além de elogiar o filme de George Lucas. "Foi tão brilhante, em termos criativos, que ele [Lucas] decidiu dar a volta a '2001: Odisseia no Espaço' com a saga, que acabou por dar a volta e tornar-se na base para 'Alien', que eu viria a realizar dois anos depois. O George fez uma história de conto de fadas, com a princesa, o jovem príncipe e um Harrison Ford em modo cínico, a desempenhar o papel de Han Solo. Para mim, isto foi o resultado perfeito de uma grande saga de fantasia."

Mas isto não é tudo!  Ridley Scott chegou a descrever como é que se sentiu ao ver o filme de George Lucas e como é que essa experiência o levou a moldar 'Alien'. Aparentemente, tudo começou mesmo na sala de cinema! 

“Estava em Los Angeles para apresentar o 'The Duelists' e o David contou-me que um filme chamado 'Star Wars' estava em exibição num pequeno cinema ali próximo. Ele virou-se para mim e disse que, muito provavelmente, conseguiria arranjar-nos dois bilhetes e perguntou-me se eu estaria interessado em ir. De facto, até disse que eu deveria mesmo ir. Fomos, então, à sessão da tarde, às 14h. Eu estava a oito filas do ecrã, com o David Putnam. Nunca vi ou senti a participação de um público assim, nunca na minha vida vi tanto envolvimento numa sala de cinema. Toda a gente estava a tremer. Quando aquela Estrela da Morte apareceu no início, pensei que nunca conseguiria  fazer o 'Tristão e Isolda', pensei que teria de encontrar outra coisa qualquer. Quando o filme terminou, foi assomado por sentimentos avassaladores, ao ponto de me sentir miserável. É isso, este é o maior elogio que posso dar: senti-me miserável durante uma semana. Na altura, ainda não conhecia o Lucas, mas pensei algo como «vai à m****, George!». Pouco tempo depois, alguém me enviou o guião de qualquer coisa chamada 'Alien'. E, claro, eu soltei um  «Uau, é claro que vou fazer isto». Tinha sido a quinta escolha, eles já tinham abordado pessoas como o Robert Altman. Como é que esse filme poderia ter sido ao Robert? Ele deve ter pensado que seria uma brincadeira, mas eu sabia o que e como fazer. Li tudo e voltei a dizer que o faria. Já estava em Hollywood há 22 horas. Eles perguntaram se eu queria mudar algo. Claro que não. A minha resposta foi «Nope, eu amo-o. Amo-o. Estou apaixonado por ele!». Alinhei, claro."

O 'Star Wars' não foi o único filme de ficção-científica responsável pelo 'Alien'. Outro trabalho seminal da história do cinema, '2001: Odisseia no Espaço' também  influenciou a obra que, literalmente, colocou o Scott no mapa dos realizadores a seguir. 

“Agradeço ao 'Star Wars' e ao Stanley Kubrick pela forma como ele influenciou o George e, definitivamente, me influenciou a mim, com o 2001. O design do filme... é o limite para tudo ser real. Olhas para o 2001 e olhas para o Star Wars. O design do Stanley influenciou toda a gente. Nunca consegui libertar-me desse toque, está presente até mesmo no 'Prometheus'. O Stanley acertou mesmo na mouche. Ele foi uma espécie de Padrinho, por isso nunca senti inveja sua. Vi outro filme seu, o 'Barry Lyndon', cuja ação se passa no século XVIII, quando estava prestes a fazer o 'The Duellists'. Senti que ele tinha feito tudo o que eu queria fazer apenas com UMA cena. Há mesmo um certo tipo e nível de realizador que apreciamos e no qual gostamos de nos inspirar. É como um pintor que olha para o trabalho de um colega e fica de boca aberta. As influências podem chegar mesmo de um trabalho novinho em folha, porque eu reparo em tudo. Em tudo, SIM! Mesmo que nem tudo seja perfeito ou tão bom." 

Ficaram surpreendidos por saber que o 'Star Wars' e o '2001: Odisseia no Espaço' foram responsáveis pelo 'Alien'? Se pensarmos bem, até faz sentido, não concordam?

(Via Deadline)


Etiquetas: Syfy   star wars   Prometheus   2001: A Space Odyssey   Blade Runner   Alien   Ridley Scott   George Lucas   Deadline   Harrison Ford   Toronto International Film Festival   Tristan   The Duellists   Stanley Kubrick   2001: Odisseia no Espaço  


Comentários